discourse
analysis.net

"Conhecimento e poder em um mundo policêntrico: 
os discursos por meio da
s línguas, das culturas e dos espaços"

11-14 de setembro de 2019 - Paris Seine, Universidade Cergy-Pontoise, França

3oCongresso DiscourseNet em colaboração com ALED



É possível fazer o download das versões desta chamada nas seguintes línguas: pdfInglês, pdfFrancêspdfPortuguês, pdfEspanhol, pdfAlemão e pdfAlemão. Além disso, está disponível também o download do jpgDiscourseNet-Banner-PT.jpg e do pdfposter do congresso.

 

Recomendamos a todos que se registrem em nosso website DiscourseNet e tornem-se membros de nossa rede cada vez mais crescente de pesquisadores do discurso. Desse modo, vocês serão informados sobre todos os futuros simpósios, conferências e congressos, programas de doutoramento e oportunidades de trabalho num campo transdisciplinar dos Estudos de Discurso. Clique em “Iniciar sessão” no canto superior direito de sua tela para se inscrever em nossa rede DiscourseNet.

Tema da conferência

A legitimidade da “Europa” e do “Ocidente” como entidades territoriais e imaginárias está em crise. Tomamos consciência de um mundo cada vez mais policêntrico. Ao mesmo tempo, o domínio dos Estudos de discurso – isto é, as análises do discurso projetadas pelas diferentes disciplinas das ciências humanas e sociais – está crescendo de maneira fascinante pelo mundo. Os Estudos de discurso são conhecidos pelas suas orientações teóricas e suas ferramentas metodológicas que tomam a produção do sentido como uma prática social mobilizando, assim, as línguas, as mídias e as tecnologias. É nesse sentido que se torna um lugar propício para observar e analisar as novas concepções de um mundo pós-colonial e pós-eurocêntrico. Os diferentes entendimentos sobre a intersecção da linguagem e da sociedade, num conjunto de escolas específicas, teorias e abordagens no seio dos Estudos de discurso, prometem uma confrontação de análises diferenciadas e dialógicas do mundo contemporâneo.

 

Os centros de interesse dos analistas do discursos variam igualmente em função dos contextos nacionais ou regionais específicos nos quais as questões de poder e linguagem, de subjetividade e desigualdade, de linguagem e de contexto são problematizados. Por exemplo, as comunidades de estudos do discurso anglofones, franceses, alemães, espanhóis, brasileiros, portugueses e russos são marcadas por debates dinâmicos, terminológicos e abordagens que não são conhecidas fora de sua comunidade linguística. O 3ocongresso DiscourseNet, coorganizado com a ALED, pretende ser um lugar onde o diálogo e a reflexão sobre essas diferentes tradições linguísticas e nacionais possam se produzir.

 

DiscourseNet (https://www.discourseanalysis.net) é uma rede interdisciplinar de pesquisadores em análise do discurso que tem uma organização ativa de mais de 25 eventos na Europa ao longo dos últimos dez anos. De sua parte, a Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED, www.comunidadaled.org) foi criada em 1995 com o projeto de promover o desenvolvimento dos Estudos de discurso na América Latina. A ALED já organizou 12 congressos internacionais e 11 eventos nacionais em diferentes países membros. A partir da iniciativa conjunta do grupo DiscourseNet e da ALED, o DNC3-ALED convida a todos a participarem das discussões em torno de algumas concepções, tais como “Europa”, “O sul global”, “Ocidente”, etc. No interior dessas discussões tão abrangentes e necessárias, que fazem parte de nosso mundo contemporâneo, convidamos todos os analistas do discurso, de todas as partes do mundo, a fazerem um balanço dos desenvolvimentos dos Estudos de discurso na atualidade.

 

Nesse espírito dialógico, o DNC3-ALED:

 

Acolheremos trabalhos que reexaminem os quadros teóricos do discurso, que articulem novas abordagens de diferentes campos e escolas, que estudem fenômenos sociais empíricos e que reflitam sobre o potencial crítico dos Estudos de discurso. Convidamos também contribuições que tratem de desafios teóricos e/ou metodológicos em Estudos de discurso, em especial trabalhos que têm em sua temática as questões sobre o conhecimento e poder.

 

Os pesquisadores podem direcionar seus olhares para uma variedade de tópicos. Encorajamos contribuições que tenham como objetivo proporcionar novas abordagens, tais como: a subjetividade na sociedade contemporânea, epistemologia discursiva, ideologia, conhecimento e hegemonia, governamentalidade na economia do conhecimento, protesto e ativismo, materialidade do/e discurso, crítica e reflexividade, multilinguismo, política de linguagem, discurso e gênero, classe, migração, racismo, populismo, (neo-) facismo, discriminação, argumentação e retórica, cognição social, discurso institucional, comunicação no trabalho, práticas e identidades no trabalho, interação multimodal e análise do discurso, formatos de mídia on-line e cultura digital, materialismo e discurso, humanidades digitais, interação transcultural, multimodalidade, linguística de corpus, conversação...

 

Conferencistas:

O DNC3-ALED terá início com uma mesa-redonda coordenada por Johannes Angermuller e Dominique Maingueneau. Os pesquisadores que a comporão refletirão sobre um conjunto de conhecimentos diversos, de diferentes países, que incluem:

 

 

Organizadores:

Johannes Angermuller (University of Warwick / École des Hautes Études en Sciences Sociales), Cristina Arancibia Aguilera (Pontificia Universidad Católica de Chile, ALED), Johannes Beetz (University of Warwick), Axel Boursier (Paris Seine, Cergy-Pontoise), Françoise Dufour (École des Hautes Études en Sciences Sociales), Michael Kranert (Edinburgh Napier University), Julien Longhi (Université Paris Seine, Cergy-Pontoise), Felicitas Macgilchrist (Georg Eckert Institute / Universität Göttingen), Dominique Maingueneau (Université Paris 4 - Sorbonne), Ailin Nacucchio (Paris 3 - Sorbonne Nouvelle / Universidad de Buenos Aires), Laura Pardo (Universidad de Buenos Aires, ALED), Luciana Radut-Gaghi (Université Paris Seine, Cergy-Pontoise), Marco Antonio Ruiz (Université Fédérale de São Carlos / École des Hautes Études en Sciences Sociales, ALED), Susanne Weber (Universität Marburg), Jan Zienkowski (Université Saint-Louis, Bruxelles).

 

Comitê Científico

Alejandra Vitale (Universidad de Buenos Aires)

Ammar Azouzi (Université de Sousse)

Arnaud Richard (Université Montpellier 3)

Benno Herzog (Universitat de València)

Carmen Aguilera-Carnerero (University of Granada)

Cécile Canut (Université Paris-Descartes)

Chris Hart (University of Lancaster)

Christian Meyer (Universität Konstanz)

Christophe Rey (Université de Cergy-Pontoise)

Damon Mayaffre (CNRS)

Delia Badoi (EHESS Paris/Romanian Academy of Science)

Denize Elena García da Silva (Universidade de Brasilia)

Eduardo Chávez Herrera (University of Warwick)

Frédéric Lebaron (ENS Paris)

George-Elia Sarfati (Université Populaire de Jérusalem/Université Clermont Auvergne)

Griselda Drouet (Université Rennes 2)

Irina Mironova (Higher School of Economics - Nizhny Novgorod)  

Jacques Guilhaumou (Aix-Marseille Université)

Jan Krasni (University of Belgrade)

Jaspal Singh (University of Cardiff)

Josiane Boutet (Université Paris-Sorbonne)

Jules Duchastel (UQAM)

Julieta Haidar (INAH)

Kaushalya Perera (University of Colombo)

Laura  Pardo (Universidad de Buenos Aires)

Laurent Gautier (Université Bourgogne Franche Comté)

Ligia Menossi Araujo (Université Fédérale de São Carlos/Université de São Paulo)

Luzmara Curcino (Université Fédérale de São Carlos)

Majid KhosraviNik (University of Newcastle)

Marc Angenot (Université McGill's)

Marc Glady (Université Paris-Dauphine)

Marek Czyzewski (Université de Łódź)

Marianne Doury (CNRS/Université Paris Nanterre)

Mariano Dagatti (University of Buenos Aires)

Nathalie Garric  (Université de Nantes)

Pascale Delormas (Université Paris Est Créteil)

Patrick Haillet (Université de Cergy-Pontoise)

Peter Furkó (Károli Gáspár University of the Reformed Church)

Renata Carreon (Université Fédérale de São Carlos)

Roberto Baronas (Université Fédérale de São Carlos)

Roberto Marafioti (Universidad Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ))

Shi-xu (Zhejiang University)

Sixian Hah (University of Warwick)

Tatiana Shutova (Nizhnyi Novgorod)

Teresa Oteiza (Pontificia Universidad Católica de Chile)

Vanice Sargentini (Université Fédérale de São Carlos)

Viviane Resende (Universidad de Brasilia)

Yannis Stavrakakis (Aristotle Univerity Thessaloniki)

 

 


categorias e palavras-chave: sem categorias
powered by ed.wiki
ajax-loader.gif